terça-feira, 3 de julho de 2012




O ESPIRITISMO DE UMBANDA

A DOUTRINA QUE GARANTE A SALVAÇÃO SEM JESUS CRISTO







HISTÓRICO:




Meus queridos amigos e amigas, que carinhosamente me acompanham nestes dias de aprofundamento sobre as religiões e suas doutrinas. A umbanda foi fundada em 1930 em Niterói, RJ, pelo capitão José Pessoa, espírita Kardecista.




DOUTRINA:




Os Umbandistas que seguem o 1º Congresso do Espiritismo de Umbanda ( 1941 ) são PANTEÍSTAS, REENCARNACIONISTAS, E AUTO-SALVACIONISTAS; ou seja, a filosofia destes consiste no reconhecimento do ser humano como "Partícula da divindade" ( Panteísmo ), dela emana límpida e pura e, finalmente, reitegrada nela, ao fim do "necessário ciclo evolutivo" ( Reencarnação ) no mesmo estado de limpidez, "conquistado por seu próprio esforço e vontade" ( Auto-redenção ).




Meus caros amigos leitores do "Conexão de fé" é importante lembrarmos que a doutrina destes integrantes da Umbanda, baseia-se no princípio da "reencarnação" do espirito em sua vidas sucessivas na terra, como etapas necessárias à sua evolução planetárias.




Diante de minhas pesquisas, encontrei uma frase do codificador de Umbanda Emanuel Zespo, que afirma " O espiritismo de Umbanda aceita INTEGRALMENTE a revelação Kardecista".




Ora vejamos, os Umbandistas que aceitam ALLAN KARDEC e SEUS ERROS DOUTRINÁRIOS colocam-se completamente fora do Cristianismo. Vejamos os motivos:




Os Kardecistas NEGAM:




1º- O pecado original




2º- A nossa redenção por Cristo




3º- A unicidade da vida terrestre




4º- A existência do céu e do inferno eterno




5º- A ressurreição da carne e o juízo final, etc.





1° ) A Umbanda professa o Deus Onipotente (= Zambi ), mas afirma que Deus é o todo em sua parte e que o homem é uma partícula da divindade. Ora, isto é PANTEÍSMO.

Na verdade, só Deus é sua essência divina; só ele é ETERNO e CRIADOR. Nós outros somos criaturas, arrancadas do nada à existência. Não somos Deus nem emanação divina. Deus é aquele que é e sempre foi e sempre será.Nós criaturas, não éramos, começamos a ser e vamos existir para sempre sob ação conservadora de Deus. A Bíblia é clara: " No princípio, Deus criou os céus e a terra" ( Gen, 1-1 )/ Cf. (Apoc 4,11 ).




O Panteísmo é inadmissivel, pois se o homem fosse "uma partícula da divindade" eke seria uma emanação de Deus, um ser divino. Se assim tal condição fosse verídico, Deus seria um pecador no homem, imperfeito nele, fraco nele, e assim por diante.




2º Diante da pesquisa podemos concluir que, Jesus, o filho de Deus encarnado, a Virgem Maria e os Santos, são pessoas e realidade históricas. Os anjos, bons e maus, são seres pessoais que de fato existem. Mas os ORIXÁS são personificações ANIMÍSTICAS, ou seja, PROJEÇÕES MENTAIS, sem realiade objetiva.

_ JESUS CRISTO existe, OXALÁ não existe; Nossa Senhora é realidade, IEMANJÁ É FANTASIA, etc.




3º A EVOCAÇÃO de orixás, exus e falecidos e a advinhação ( búsios, e o rosário ou o colar de Ifá ) são práticas proibidas pela Sagrada Escritura, Vejamos os motivos:




" Não ache no meio de ti..quem se dê a advinhação, à astronomia, aos agouros, ao feiticismo, à magia ou a evocação dos mortos, PORQUE O SENHOR, teu Deus, ABOMINA aqueles que se dão a essas práticas" ( Deut. 18, 10-12 )/ Cf. Também ( Lev. 19, 31; 1º Crônicas 10, 13-14, etc/




4° A pretensa 4ª Revelação Umbandista tem a condenação bíblica do Apóstolo Paulo: " Mas- ainda que alguém, nós ou um anjo baixo do céu, vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado: que ele seja anátema." ( Gal 1,8 )




5º A teoria da Reencarnação meus irmãos, que a Umbanda aceita de ALLAN Kardec, não tem suporte racional e vai contra a experiência comum.




1- ) Nós não recordamos de nenhuma vida anterior à que vivemos.

2- ) É uma teoria cruel e moralmente inaceitável pois nos pune e faz sofrer por faltas ou pecados de uma suposta vida anterior que em absoluto nada lembramos. Então vamos nos punir por quê?

3- ) Pela reencarnação ninguém se salva. Seria um retorno eterno. Pois quem viesse pagar por uma dívida passada, iria contrair outras para futuras reencarnações.


Tal hipótese é contra a fé dos cristãos, pois diz a Escritura: " Esta determinado que os homens morram uma só vez e logo em seguida vem o juízo " ( Hebreus 9, 27 )

Vale recordar que para a Umbanda a pessoa se salva sozinha através de sucessivas reencarnações ( auto-redenção ). Ora, isso vai contra a fé dos cristãos que aceitam Jesus como SALVADOR.




Só para confirmar tal condição vejamos em ( 1º Tim 2,5 ): " Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, o homem Cristo Jesus".

Em João também podemos confirmar: " Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia" ( Jo 6, 40 ) É a fé em Jesus que salva e não a reencarnação.




"Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer, será condenado." ( Marcos 16, 15-16 ) É a fé em Jesus Cristo e o batismo que salvam e não a reencarnação.




Portanto podemos confirmar que os orixás não descem nos médiuns em transe, porque são personificações sem existência real. As almas do céu e do purgatório e os anjos bons também não baixam e nem incorporam; pois obedecem a Deus e não usam processos mediúnicos para comunicar com os vivos.

Se algo de real acontece de fato nos centrs ou terreiros do Espiritismo e que não tenha explicação natural, então dá para desconfiar que seja. Só pode ser espírito maligno.

Um exemplo Bíblico a propósito: " Estava na sinagoga um homem que tinha um demônio imundo, e exclamou em voz alta: deixe-nos! Que temos nós contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nos perder? Sei quem és: O Santo de Deus! Mas Jesus replicou severamente: Cala-te e sai deste homem. O demônio lanço-o por terra no meio de todos e saiu, sem lhe fazer mal algum" ( Lucas 4-33,35 ).


Podemos desta forma concluir:


Buscando uma frase do Mons. Vicent Walsh: " Embora, muitas vezes, considerada como "folclore" a Umbanda é uma religião falsa com todas as características do espiritismo, a qual devemos renunciar."


Respeitamos sim, as pessoas que erram na BOA FÉ, MAS NÃO PODEMOS como CRISTÃOS aceitar os seus erros!!!!




"Tudo para a Glória de Deus"


 

 

Prof. Danilo Munduruca


Montes Claros, 03 de Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página