sexta-feira, 29 de junho de 2012



A VISÃO RELATIVA AO CULTO DAS SAGRADAS IMAGENS NA IGREJA CATÓLICA
Não é verdade que nós católicos adoremos imagens e nos recomendamos a elas. Quem isso afirma desconhece a doutrina católica a respeito das imagens e confunde imagens sagradas com ídolos.
Tanto no Êxodo ( 20,3-5 ) como no deuteronômio ( 4, 16-19 ), a proibição de imagens refere-se às imagens de deuses estrangeiros, a ídolos e não a qualquer espécie de desenho, pintulra ou escultura. A proibição bíblica atinge as representações ou figuras de falsas divindades que na época assumiam a forma de pessoas, animais, astros, etc.
Tanto é assim que o mesmo Deus mandou a moisés fazer uma serpente de bronze ( Cf. Num 21,8-9). Esta imagem da serpente era prefigurativa de Jesus pregado na cruz. ( Cf.Jo 3,14-15 ). Mais Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório. ( Ex. 25,18-20 ).
Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras, como leões e bois ( Cf. 1º Reis 7,29 ) e nem por isso o templo foi desagrado de Deus.
Portanto ao recriminar os católicos de idolatria no culto das imagens sagradas, os adversários deveriam provar que as representações de Jesus Cristo, de Maria Santissima, e dos Santos são realmente imagens daqueles deuses estrangeiros.
Uma coisa é uma imagem sagrada, outra coisa é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens de ídolos ou de falsas divindades, mandou fazer imagens, como a serpente de bronze e querubins.
Se alguém ainda insistir, a partir do Ex. (20,3-5) que Deus proibiu a representação figurada de seu SER como objeto de culto, respondemos que tal proibição de imagens ou gravuras referentes ao verdadeiro Deus não nos atinge a nós cristãos, porque a LEI MOSAICA POSITIVA foi ab-rogada pelo Evangelho ( Cf. Rom 8,1-2;Gal 3,23-25 )
A LEI ETERNA jamais pode ser ab-rogada, mas a disposição positiva de não fazer imagens ou gravuras de Deus verdadeiro e de seus amigos, não apresenta maldade intrínsica. Tal disposição cautelar e provisória pode ser ab-rogada e de fato foi pela Igreja de Jesus que é coluna e base da verdade. Notemos que os próprios judeus não entenderam a proibição do Ex. ( 20,3-5 ) como proibição absoluta de fazer imagens, pois admitiram bom número delas do templo de Jerusalém.
Os Judeus,depois da dispersão, não obstante e o seu ódio a idolatria, decoraram seus cemitérios com "pinturas de pássaros,animais,peixes, homens e mulheres". Os primitivos cristãos adornavam as catacumbas com afrascos de Cristo, da Virgem Maria e dos Santos;com cenas e passagens da Bíblia.
É comum as seguintes pinturas: Moisés ferindo a rocha;Noé na arca, Daniel na cova dos leões, o nascimento de Jesus, adoração dos magos, as bodas de caná, a ressurreição de Lázaro, o Bom Pastor. São raras as "estátuas"simplesmente pelo seu custo e pelas dificuldades de as fazer.
Quando os cristãos sairam das catacumbas, começaram a decorar as suas Igrejas com ricos mosaicos,esculturas, pinturas e estátuas preciosas.ninguém pode acusar esses antigos cristãos de idólatras.Contra quem o ousasse protestariam milhares e milhares deles que deram a sua vida para não adorarem os deuses do Império.
A doutrina da Igreja Católica a respeito do culto das sagradas imagens é bem clara e explícita, podemos observar pela ( sessão 25/ Concílio de Trento ) que nos diz:
" As imagens de Cristo e da Virgem, Mãe de Deus, e dos Santos, devem ser guardadas nas igrejas, onde se lhes deve prestar a devida honra e veneração, não por crer que nelas existam "Divindades" ou "Virtude alguma" a quem queiramos adorar ou pedir favores,imitando os antigos gentios, que punham toda a sua confiança em seus ídolos; mas porque as honras que lhes prestamos as referimos aos protótipos que elas representam, de sorte que, quando beijamos uma imagem, ou nos descobrimos, ou prostados diante dela, adoramos a Jesus Cristo e veneramos os Santos por elas representados.
O Concílio de trento não fez mais que repetir o que já tinha sido declarado pelo 2° Concílio de Nicéia, em 787, ao condenar os Iconoclastas orientais, que ensinavam que a " reverência prestada às imagens era obra do demônio e uma nova forma de idolatria".
No entanto o Direito Canônico atual assim diz: " Mantenha-se a praxe de propor imagens sagradas nas igrejas para a veneração dos fiéis". ( Can 1188 ). Também os orientais, não católicos mantém em suas casas ícones Sagradas. Ídem os Episcopalinos. O Papa João Paulo II visitou uma Igreja Luterana em Roma, onde aparecia um grande Crucifixo.
Diante deste contexto podemos concluir:
1° - Nós Católicos adoramos unicamente a Deus Uno e Trino. A Jesus adoramos porque é o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós ( Cf. Jo 1,14 ). Adoramos a Eucaristia porque ela é Jesus, o pão vivo descido do céu.
A Virgem Maria nós a Veneramos com culto de hiperdulia ou veneração especial, aos Anjos e Santos, nós veneramos com culto de dulia ou veneração.
O culto das imagens é relativo não para na madeira, gesso, mármore ou pintura em si, mas vai à realidade significada. Assim quando beijamos uma fotografia de nosso pai e mãe, o nosso ósculo não quer parar no papel mas na pessoa que a foto representa. De tal forma batendo continência à Bandeira Nacional, não queremos honrar diretamente o pano em si, a pintura, mas a Pátria que ela significa, e assim por diante.
2° - Não podemos confundir ídolos com imagem sagrada, ídolo é a representação de uma falsa divindade. Imagem sagrada é a representação de Jesus Cristo, a Virgem Maria,dos Anjos e Santos. O culto dos Ídolos é proibido pela Bíblia e pela Igreja. As imagens sagradas não são proibidas. A Igreja aprova este culto relativo das imagens. Ela é coluna e base da verdade e não nos pode ensinar o erro. Pois conforme Jesus, as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ( Cf. Mt 16,18 )
3° - Os grandes milagres que acontecem por ocasião do culto das imagens da Virgem Maria e dos Santos mostram que Deus não é contrário a esse culto relativo, mas que o aprova. / Cf. Lourdes, Fátima, Guadalupe, Aparecida, Medalha Milagrosa, etc.
Fortalecidos no amor de Jesus Bom Pastor, sejamos perseverantes na fé e na Misericórdia de Deus Pai!!
" Tudo para a Glória de Deus"
 
 
 
Prof. Danilo Munduruca
Montes Claros, 28 de Julho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página