quarta-feira, 20 de junho de 2012


" PARA SE OBTER A QUALIDADE DOS FRUTOS, HÁ UMA NECESSIDADE DE VALORIZAR AS RAÍZES"


Míope torna-se o coração do homem e da mulher, que não observa os caminhos onde teus pés hão de trilhar. Estar a frente de um povo, governar o mesmo em direção as melhores condições não é uma tarefa fácil, como também não é complexa para aqueles que usando de suas virtudes elaboram melhores condições para o seu governo.

Usar de virtudes é estar em prontidão para grandes obstáculos; e tais obstáculos serão superados se cada um de nós tivermos em mente projetos edificantes, coração humilde e disponível para o bem comum. A política no entanto esta intimamente ligada as virtudes, como também aos verdadeiros interesses, estes é claro, devem ser direcionados ao bem social, ou melhor; do povo.O povo em sí é; um conjunto misto, de qualidades, personalidades,condições, sonhos, alegrias e tristezas. Na "Pólis" que quer dizer "cidade", nos deparamos com condições das mais variadas, porque na mesma, estão situados pessoas que tiveram oportunidades e outras não, homens e mulheres educadas e outras não, homens e mulheres de bem e outras não. Mas porque então uma prudência, ao pensar em governar uma cidade? Mas administrar não é uma tarefa fácil? Negativo, engana quem pensa que é. Minha gente, administrar uma cidade, não é simplesmente adminstrar um lar, uma pequena empresa, ou simplesmente um boteco de esquina.Pelo contrário administrar uma cidade é uma tarefa um tanto complexa, pois exigirá do sujeito que se disponibiliza, um ato de auto-consciencia de seu histórico como também de sua personalidade.

Estamos no entando situados em argumentos de "liderança", eis aqui uma condição muito especial, condição esta que inúmeras vezes exige de homens e mulheres anos de preparação, dedicação, ate que, em um determinado momento de suas vidas, entendem que realmente são dignos para liderar.

A arte de liderar pessoas exige "Sabedoria" creio que seja uma das primeiras condições que um candidato a liderar deveria ter, e feliz de quem a tem. O termo "Sabedoria" procede de "sapiens" pronúncia em latim, bem conhecida também nos recintos religiosos e pelos seus mestres; "Sapiens" deriva de "sapare"ou seja (= experimentar, saborear, ter entendimento ) ter em si as experiências das coisas como elas são. A sabedoria também é o primeiro dom do Espírito Santo, precedendo a mesma a "inteligência". Pela Sabedoria o grande rei Salomão se destaca na história bíblica, por causa da primeira o Rei Salomão foi capaz de realizar grandes obras e ainda conforme a vontade de Deus.

Diante das condições edificantes que a sabedoria nos oferta,somos nós, os maiores responsáveis na construção da nossa história e da história do povo sob a nossa responsabilidade.O líder autêntico soma cada segundo de sua vida, e faz da mesma uma página de aprendizado, olha para o horizonte ciente de suas responsabilidades, e modela o seu coração diante de cada obstáculo vencido. Não podemos camuflar a verdade de que a sabedoria e a experiência de vida de cada canditato, é o espelho das condições do mesmo, pois a vida é uma balança diária, e a sua condição será a medida certa, expressa em seus atos, na sociedade, na família e em sua moral.

Baseando em pensamentos filosóficos, quero aqui recordar de um deles, cujo autor é Aristóteles, onde o mesmo nos afirma que, o verdadeiro político traz de berço a arte de liderar, é algo nato do homem e da mulher que se destaca na administração, seja na "pólis ou em casa". É no lar também que o candidato a administração da "pólis"irá modelar diariamente o seu perfil administrativo, liderando suas vontades, a suas finanças, a relação para com o próximo, aqui destacamos os familiares, ou seja, o perfil administrativo de seu lar, é o retrato do bom político amanhã.

Deprimente torna-se a situação, quando observamos, sujeitos que não galgando um mínimo de condição ou preparo, aventuram-se no mundo politico, colocando em risco o bem estar do povo e futuro de toda a população.É preciso ressaltar que o verdadeiro líder sabe fazer um bom uso da consciência. Usando dos recursos que a sabedoria lhe oferece, o verdadeiro político começa a zelar pela sua moral ainda em seu lar, procedendo de uma maneira amigável com todos, com a vizinhança, se espelhando na honestidade, na fidelidade se tiver consigo uma companheira, porque caso contrário, quem não é fiel a sua companheira e a sua família, logo não será fiel aos deveres públicos, ou seja,o compromisso é único em todo o local.

Eis que somos convidados a observar quais são os sujeitos que nos cercam, e quais as suas verdadeiras intenções, de um modo muito especial quando se trata de adminstrar a "pólis" ( cidade ). Falar em candidatura é bonito, eleva o Ego do sujeito, usa-se terno novo, gravata nova e esta tudo bem. Mas não é por aí não.

Quando ainda estamos em nosso lar, é certo de que tenhamos um vasto conhecimento do perfil estético da nossa família, e tal conhecimento é favorável quando somos pegos de surpresa por uma situação desfavorável. Quem nunca passou por aqueles dias de tempestade em que a luz de casa foi embora? E de repente, surge aquela voz em meio a escuridão:

__ Cadê a vela mãe? Aqui o conhecimento entra em cena, pois a mãe mantida de prudência e sabedoria, vai ao encontro da vela mesmo no escuro. Porque achou a vela em meio escuridão? Poderia algum desconhecido ou visita naquele momento encontrar a vela em meio aquele recinto familiar, naquele instante? Muito difícil, até impossível. Mas a mãe, sim obterá sucesso, porque tem consigo o saber e o conhecimento de cada cômodo de seu lar.

É com base nesta realidade, que daremos inicio a nossa reflexão, analisarmos no entanto se somos capazes de dirscernir o jôio do trigo. É certo de que, munidos de conhecimento e prudência seremos capazes de fazer uma escolha eficaz, no momento exato e na hora exata.Poderá no entanto o sujeito que almeja administrar uma "pólis" solucionar as problemáticas de sua cidade, sem obter o conhecimento de cada uma delas? Torna-se uma missão impossivel. Quando observamos a mãe indo de encontro com a "solução" de sua problemática, é certo de que ela tinha a plena convicção da sua realidade, conhecia bem as suas condições;por isso ela soube solucionar com êxito.

Infelizmente a nossa sociedade tem enfrentado situações decadentes, tem sofrido ao encontrar homens e mulheres que se julgam aptos a governar um povo, porém, os mesmos não tem sequer o conhecimento da realidade da população que deseja governar; e governar um povo não é administrar um lar com cinco membros ou dez membros, a realidade é de 10.000 habitantes, 45.000 e por ai vai prosseguindo a exorbitante quantidade.

Me diz como eleger um candidato que não conheça todos os "cômodos" não de sua casa, mas de toda a população? Como confiar em um sujeito que não faz a experiência e não vive a realidade que o povo vive? Como elogiar as belas palavras de um candidato se o mesmo não fala a mesma lingua do povo? De uma coisa é certa minha gente, meus queridos amigos, o melhor líder é aquele que convive com as mesmas realidades do povo, que conhece cada ferida desta gente, porque de tal forma ele saberá sanar as dores e superar provações junto ao seu povo.
 O sucesso da "pólis" será proveniente de um líder sábio, prudente, amigo de Deus e amigo do povo. A verdade é que o verdadeiro governante nasce das raizes do povo, da realidade concreta que o insere, eis a frase que com muito carinho quero compartilhar com cada um de vocês, " Para se obter as qualidades dos frutos,há uma necessidade de valorizar as raízes".

Saibamos a partir deste momento discernir os verdadeiros valores e aqueles que se disponibilizam a administrar a nossa cidade; repletos de sabedoria, possamos então a refletir sobre suas propostas e condições morais, porque a partir destas, o mesmo será eficaz em suas ações ou caso contrário destruirá a imagem do povo, perdendo assim a capacidade de progresso dos benefícios do município. Enfim, a Sabedoria e a experiência são duas ferramentas importantes para o verdadeiro administrador,sem ambas torna-se impossível  registrar boas obras no seio da sociedade.

Prof. Danilo Munduruca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página